O controle integrado de pragas atua na proteção de ambientes contra o aparecimento de pragas, para isso são feitas ações preventivas e corretivas, que visam controlar a proliferação e evitar danos causados pela presença dos indivíduos.
As pragas mais comumente encontradas, em ambientes urbanos, são roedores, baratas, moscas, aranhas, cupins e formigas. Além de causar prejuízos econômicos, como o consumo de produtos e móveis, as pragas urbanas ocasionam danos à saúde dos frequentadores e consumidores, visto que são transmissoras de diversas doenças como dengue, febre amarela, leptospirose e intoxicações alimentares.
Para que o trabalho seja bem sucedido, em algum ambiente residencial ou comercial, é necessário atuar-se de forma preventiva, evitando que as pragas tenham os 4 A’s, que são a água, o abrigo, o alimento e o acesso. Por isso, locais que tenham lixo armazenado de maneira inadequada, madeiras podres acumuladase terrenos baldios são propícios para infestação de pragas.
Outros animais, como pombos e morcegos, também podem causar um certo incômodo quando se alojam em ambientes indesejados, tanto em casa quanto em empresas. Para estes casos, trabalhamos de forma diferente, expulsando-os do ambiente e orientando os clientes quanto às mudanças que podem ser feitas para evitar a volta dos animais para o ambiente.